sábado, 28 de março de 2009

Training for Utopia - breve história


(esses aí são o Ryan e o Don - beleza não é o forte deles...)

Pois é, estou sem internet em casa (internet discada = nada...) então resolvi falar um pouco sobre a história do Training for Utopia (TFU) que eu considero uma das melhores bandas de mathcore que já existiu. Por enquanto, vou escrever pra não deixar o blog parado, mas esta semana ainda eu posto alguns materiais no blog, ok? Então vamos lá...

A banda começou suas atividades em 1996, quando Don Clark começou a frequentar a cena hardcore de Sacramento, CA. Ele ouviu e viu bandas como Calesce, Today is the Day, Converge, se inspirando a tocar guitarra, influenciado pelas cadências encontradas no som das bandas citadas. Quando resolveu montar uma banda, chamou um amigo pra tocar junto e montaram o TFU.
O foda era que eles precisavam de um vocalista, porque o cara que eles haviam chamado mudou de cidade, casou, e o escambal a quatro.
Chamaram o Ryan Clark, que é irmão do Don, só que ele tocava no Focal Point, e estava saindo em turnês e tudo mais que uma banda que começa a crescer tem de lidar, heheheh.
Pois então, o fato é que o Focal Point acabou e o Ryan entrou pra banda definitivamente (no encarte do cd Technical Difficulties eles falam que ele tinha entrado na banda mas ainda tinha o Focal Point como banda principal).
Eles lançaram 02 discos, um EP, um Split (com o Zao, outra banda cristã da época, muito conhecida no mundo) e um best of (já pensou um best of de uma banda de mathcore?).
Eles tocaram e influenciaram várias bandas, entre elas o próprio The Dillinger Escape Plane. Se você ouvir o Calculating Infinity (do TDEP) você vai perceber muuuuuuuuuita coisa do TFU (não só deles, mas do Coalesce também). Tocaram com o Converge também e eu acho isso muito legal porque, aqui no Brasil, todo mundo tem uma visão deturpada de música e religião, blábláblá... e o TFU, uma banda cristã, tocando com o Converge, uma banda bem anti-religiosa hehehe!! Que massa!
Pois então, a banda gravou, tocou, e acabou.
Os irmãos Clark viraram designers gráficos da Solid State (subsidiária da Tooth&Nail) e montaram uma empresa especializada nisso.
Ah, minha maior raiva é agora: eles montaram uma banda de new metal chamada Demon Hunter, a qual eu odeio muito.

Isso tudo o que eu falei está no encarte do último cd deles, o Thecnical Difficulties, que é o best of da banda. No final do encarte tem uma autobiografia da banda pelos irmãos Clark. Quem sabe um dia nós não veremos o TFU na ativa? Só Deus sabe...